• Let's Open
  • Posts
  • Let's Open Insights: CIBA, redirect, handoff - por Luana Soratto

Let's Open Insights: CIBA, redirect, handoff - por Luana Soratto

A Let’s Open Insights é trazida para você por… InvestPlay. Soluções financeiras gamificadas. Quer conhecer mais sobre a InvestPlay? Acesse evolução dos PFMs nesse artigo aqui..

Hoje traremos não apenas insights, mas também o primeiro post feio pela comunidade!  A Luana Soratto é muuuito fera e veio dar uma aula sobre experiência de Open Finance pra gente!

Se quiserem conhecer mais da trajetória dela e envolvimento no Open Finance, recomendo esse episódio:

No dia 03/08 no Open Finance informa #199 foi divulgada a seguinte informação:

Bora entender o que são esses nomes e como eles impactam na experiência do usuário?

O Open Finance foi desenhado para funcionar com o redirecionamento, ou seja, você sai de um app (Instituição A) e vai para outro app (Instituição B), ou sai de uma aba no desktop e vai para outra aba no desktop, tudo no mesmo dispositivo.

A especificação técnica para isso acontecer se chama Redirect Hybrid-Flow.

Mas, o que acontece quando precisamos sair de um dispositivo para outro?

Quer ver um exemplo onde isso é NECESSÁRIO?

Vamos supor que você esteja fazendo compras no seu desktop no Mercado Livre e resolva pagar via Open Finance.

Você precisa ser redirecionado da aba do Mercado Livre para uma outra aba, o internet banking da sua instituição bancária (detentora de conta).

Imagine que essa detentora de conta é uma instituição app only (ou seja, que só tem aplicativo, não tem página na web) como por exemplo é o Nubank.

O que fazer nestes casos?

São dois caminhos:

1. CIBA (que depois eu conto mais)

2. Redirect Hybrid-Flow with Handoff, o famoso Handoff.

Como o nome já diz, ele É UM REDIRECT, e, por isso, é a mesma especificação técnica.

A única implementação a mais é por parte da detentora de conta, que cria uma aba no browser, onde exibe uma forma do usuário “linkar” o dektop com seu celular, como por exemplo: QR Code dinâmico, Código de ativação, entre outros, ficando a cargo da detentora definir o melhor mecanismo.

Você já usa isso no seu dia a dia quando loga uma conta de streaming na sua stmart TV, ou mesmo login do Google, quando ele te pede para escolher um dos 3 códigos que aparecerem no celular por exemplo.

Quer saber tudo de Handoff? Vai lá no Guia de UX nestas partes, e também assiste a esse workshop feito por membros da convenção!

Workshop:

E o que é CIBA?

Siga significa Client Initiated backchannel authentication e é uma outra especificação técnica.

CIBA pode resolver o caso acima, mas ele possibilita mais casos de uso, super interessantes. Ele possibilita a troca de dispositivo de diferentes maneiras.

A especificação técnica da convenção Open Finance Brasil de CIBA ainda NÃO ESTÁ PRONTA, está em produção.

Quer começar a estudar e entender os casos de uso? Seguem links!!

Bom, agora vai ficar fácil entender o que está no Informa do dia 03/08!

- Handoff é obrigatório para as detentoras de conta app only, justamente para “cobrir” o caso de uso lá de cima! E a partir de quando? Bom, elas já podem implementar (pois, como já dito, a documentação técnica já está pronta), e será obrigatório ter implementado para a data de relançamento da fase 3ª (que ainda está em definição).

- Já CIBA, é opcional, para as iniciadoras de pagamentos e detentoras de conta que quiserem possibilitar diferentes casos de uso. A data para início de jornadas com CIBA será também  a data de relançamento da fase 3ª (que ainda está em definição).

IMPORTANTE:

Espero que tenham curtido pessoal!

Quer escrever para a Let’s Open? Entre em contato!

Reply

or to participate.