O Open Finance mudou

Como era x como ficou

Bom dia! Oi, sumido(a).

Tem alguém aí? Vocês devem ter notado algumas mudanças de frequência em nossas publicações (news e podcast). Estamos em obras para melhor atendê-los 😄 Agradeço a compreensão de vocês! 🏗️

Estamos trabalhando no famoso MEGA REPORT, que agora terá um novo nome e trará muitas novidades.

Nosso podcast também está passando por reformulações de formato e acredito que vocês gostarão do que vem por aí!

Por isso, em alguns momentos, esses projetos acabam impactando as edições da newsletter. Estamos trabalhando também em nossa estrutura definitiva 😂

Na Let’s Open de hoje, entenda todas as mudanças do Open Finance divulgadas pelo BC e pela CVM, além de dois convites para dois eventos especiais:

  • O Open Finance mudou

  • Finance of Tomorrow + cupom

  • 1 ano de Let’s Media 🎂

  • Compartilhamento de dados x Iniciação de transação de pagamentos

  • Open & PJ

Let’s Open é a newsletter da economia Open com notícias e análises inteligentes, sem custo e direto no seu inbox!

OPEN FINANCE

O Open Finance mudou - parte 1

As últimas mudanças regulatórias no Open Finance anunciadas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional buscam aprimorar e expandir significativamente o ecossistema financeiro aberto. Trouxemos os principais pontos e como eles afetam o mercado financeiro:

🧑🏻‍⚖️ Regulamentação

O primeiro passo do processo, em 31 de julho de 2024, quando acontece a regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), trará mais elementos em relação às responsabilidades de cada instituição participante, além de informações sobre obrigação de participação e detalhes sobre o fluxo de segurança dessa nova jornada.

🤳🏻 Pix por aproximação

O processo de pagamento será simplificado para reduzir etapas em transações online e viabilizar o uso do Pix por aproximação. Isso permitirá que os consumidores usem carteiras digitais para realizar pagamentos instantâneos sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário.

As opções começam a ser testadas pelos bancos em 14 de novembro deste ano e devem estar disponíveis ao cliente a partir de 28 de fevereiro de 2025, quando o fluxo vai ser assim:

Você cadastra sua conta na carteira digital de preferência ➡️ faz suas compras ➡️ paga com um simples toque. Muito mais prático, né? 📲

📲 Iniciação sem redirecionamento

Esta funcionalidade visa aumentar a celeridade e a conveniência para o cliente, reduzindo fricções ao permitir pagamentos diretamente no ambiente de e-commerce sem necessidade de redirecionamento para outros aplicativos ou páginas da web.

🏦 Nova estrutura de governança:

O BC também anunciou uma nova estrutura de governança que entra em cena em janeiro de 2025. Essa nova estrutura vai ser mais profissional e representativa, com mais cadeiras e maior transparência. As instituições financeiras vão poder atuar de forma mais organizada e eficiente, garantindo que o Open Finance só cresça.

Antes, haviam 7 cadeiras, agora serão 10, com CNPJ próprio.

Durante as decisões, serão dados onze votos. Todos têm um voto, e a Febraban tem dois, em linha com a premissa adotada de maior interdependência entre poder de voto e custeio.

A governança será ajustada para refletir uma maior interdependência entre custeio e poder decisório, baseando-se no patrimônio líquido das instituições. Isso implica que as instituições maiores terão maior influência, mas também contribuirão mais para o custeio da estrutura.

💰 Ampliação do escopo

O escopo de participação obrigatória foi ampliado para incluir todas as instituições com mais de cinco milhões de clientes, abrangendo 95% dos relacionamentos financeiros, segundo o BC.

Isso busca garantir que um grande volume de dados e serviços esteja disponível através do Open Finance, aumentando a competitividade e as opções para os consumidores.

LINKS

O que você precisa saber do Mundo 🌍️

  • Análise. O que é open banking? Um guia essencial elaborado pela MasterCard.

  • Democratização. O open finance tem o potencial de transformar o setor financeiro ao democratizar o acesso ao crédito para os segmentos não atendidos e mal atendidos nas Filipinas.

  • Treinamento. Nasce o primeiro instituto da América Latina para treinamento em open finance.

  • Nuvem. Um fintech nigeriana cujas APIs permitem que bancos e outros provedores de serviços financeiros acessem os dados dos clientes, está construindo uma infraestrutura de nuvem para empresas hospedarem seus dados e executarem cargas de trabalho.

  • Agregador financeiro. A fintech lançou uma solução automatizada de e-mail para corretoras em sua plataforma de open banking.

  • Crédito. Banco digital da Invex fez parceria com a Belvo para analisar melhor o histórico de crédito dos usuários e analisar informações de emprego para melhor avaliar os solicitantes de crédito.

  • Produto. Data Enrichment, um novo produto que permite que empresas que usam o Mono aproveitem dados de transações para criar experiências mais personalizadas e um envolvimento mais profundo do cliente.

  • Expansão. O provedor global de open banking e pagamentos, Noda, já opera na Europa, Reino Unido e Canadá, e está expandindo para o Brasil.

  • Crédito. Dois lançamentos Credit Builder: limites de crédito ainda mais altos e melhores taxas de aceitação.

  • Inclusão financeira. ​O Bangko Sentral ng Pilipinas (BSP) está intensificando seus esforços de inclusão financeira explorando usos para Open Finance.

  • Regulamentação. A Comissão para o Mercado Financeiro (CMF) do Chile publica regulamentação de finanças abertas com prazo inicial em julho de 2026 e calendário de implementação de 36 meses.

  • Lançamento. Lenovo lança o open banking da Trustly no checkout no Reino Unido e na Europa.

  • Produtos. A fintech chilena Floid apresentou sua nova linha de produtos, composta por pay-ins e payouts, com o objetivo de facilitar as transferências online e oferecer um serviço mais completo no âmbito do Open Banking.

  • Parceria. A EGT Digital firmou uma parceria estratégica com a IRIS Solutions – uma empresa inovadora, que fornece soluções de negócios para open banking.

  • Open Energy. A EnergyFlex capacita os australianos com insights transparentes sobre energia e economia por meio do CDR.

FINANCE OF TOMORROW 2024

Finance of Tomorrow + cupom

Estaremos no Finance of Tomorrow (FoT), evento que debaterá marcos regulatórios e o sistema financeiro da América Latina e Caribe. O evento acontecerá nos dias 12 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), o FoT tem como objetivo conectar os ecossistemas dos países da região.

Serão pelo menos 60 palestrantes brasileiros e estrangeiros, entre eles Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central, e João Pedro Nascimento, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Alguns dos temas abordados serão inclusão financeira, tokenização, inteligência artificial, lei de privacidade, regulação do setor financeiro e identidade digital.

Adivinha só! 🌟 Temos uma surpresa super especial para você: cupom de desconto! 🎉 

Use o cupom LETSMEDIANOFOT e receba 30% de desconto. Compre pelo link aqui.

🍻 HAPPY HOUR DA LET'S MEDIA

1 ano de Let’s Media 🎂

Reservarmos um espaço super legal aqui na Vila Madalena, no Croma Beer, com cervejas artesanais EXCELENTES (produzidas lá mesmo!) e os ingressos são limitados! Obs: comanda individual

• Data: 25 de julho (NESSA SEMANA, quinta-feira agora)

• Horário: 19h

• Local: Croma Beer, Rua Harmonia, 472 — Vila Madalena

• Ingresso: você precisa reservar seu ingresso através do link no Sympla (reserve se você realmente for 💟)

O que você precisa saber do Brasil ⭐️ 

  • Regras e escopo. Companhias com mais de 5 milhões de clientes são obrigadas a adotar o Open Finance, nas etapas de compartilhamento de dados, a partir de janeiro de 2025.

  • Futuro do Open. Pix vai ser taxado? Open finance vai acabar? Saiba o que esperar com o novo presidente do BC.

  • PJ. ‘Open finance já gera produtos e versão PJ ainda vai decolar’, afirma diretor do BC.

  •  Novidade. Open Finance tem nova governança e Pix por aproximação já tem data.

  • Pesquisa. Pesquisa emerchantpay mostra que a demanda por Open Banking aumenta.

  • Coletiva. BC fez uma coletiva de imprensa sobre o Open Finance divulgando algumas informações sobre o ecossistema, como melhorias, e novidades.

  • Personalização. Open Finance como estratégia para personalização é tema de painel na Campus Party.

  • Hiperpersonalização. IA, open finance e Pix são base para a hiperpersonalização de ofertas e serviços no setor financeiro.

  • Avanço. Open Finance avança resolvendo ‘dores’ de bancos e fintechs.

  • Pix por aproximação. BC lança novas regras para Open Finance e Pix por aproximação deve sair em 2025.

  • Crédito. Open finance pode ajudar PMEs a conseguirem crédito.

  • Governança. BC aprova estrutura definitiva de governança do Open Finance.

  • Lançamento. Mercado Pago lança recurso de transferência inteligente do open finance.

  • Conglomerado. Instituições com mais de 5 milhões de clientes serão incorporadas ao Open Finance.

  • Opinião. Febraban diz que estrutura definitiva do open finance é passo importante, mas não o último.

  • ITP. Cumbuca obtém 'sinal verde' para operar iniciação de pagamento.

INSIGHTS DO ESPECIALISTA

O Open Finance mudou - parte 2

1️⃣ Compartilhamento de dados

Até então, na fase de compartilhamento de dados, a participação era obrigatória apenas para grandes instituições, isto é, aquelas que estão nos segmentos S1 e S2.

A partir de agora, [a regra] passa a contemplar também instituições com mais de 5 milhões de clientes”, disse Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) no BC, em entrevista coletiva.

Com a ampliação, por exemplo, serão incluídos investimentos e operações de câmbio e a base de clientes do SFN que podem compartilhar dados no Open Finance aumenta de 75% para 95%. 

2️⃣ Iniciação de transação de pagamento

Já na iniciação de pagamento (fase 3), a norma determina a participação obrigatória para instituições integrantes do Pix.

Em iniciação, vamos tornar facultativa a participação das instituições que têm menos de 500 clientes”, disse Janaína.

A regra anterior para essa fase previa que todas as instituições detentoras de conta participassem obrigatoriamente.

O Iniciador facilita a implementação de Open Finance de Dados e Pagamentos para ITPs, Detentoras de Conta e Fintechs.

PODCAST

👤 Open & PJ

📈 Como o uso de dados impactará o segmento de pessoa jurídica no Open Finance?

No Let's Open EP.113, trouxemos alguém com experiência em modelagem de risco e análise de dados no segmento PJ.

Este é Marcos Gabriel Gelorme Silveira, Gerente de Analytics, Modelagem e Políticas no Banco Sofisa S/A.

ANTES DE VOCÊ IR...

3 FORMAS COMO PODEMOS TE AJUDAR

Impulsionamos o mercado financeiro com conteúdo, conhecimento e comunidade. Diga olá para conversas profundas e contato com quem entende do assunto.

1)🫶 Anuncie sua marca em newsletters e podcasts especializados na indústria financeira - Let’s Ads

2) 🧠 Use nosso conhecimento para soluções de marketing de conteúdo, escrito e audiovisual - Let’s Content

3)🎙️ Use uma estrutura de ponta para gravar podcasts, cursos e outros conteúdos - Let’s Studio

 

Vamos trabalhar juntos? Entre em contato

Reply

or to participate.